25 de maio de 2010

O Caminho Francês de Santiago em bicicleta de montanha. Jacobeo 2010 - Parte II

Esta quase aí, o inicio deste caminho... o Francês…
Neste momento, em que a data se aproxima a "passos LARGOS", após inúmeras listagens feitas, consultas de sites… blogues… intercâmbio de informações através de email’s com grande número de pessoas que já fizeram “El Camiño”, horários de comboio (Sud-Express)… confirmações… preços… equipamentos… documentos... o que pesa mais e o que pesa menos… adaptando tudo, inclusive “inventar” um meio de segurar tudo (eu levo alforges)… em que no último momento temos que decidir… e neste momento estamos 4 amigos… prontos (quase) para o que der e vier…
Os “treinos” de bike pararam… teve o culminar com a ida a Fátima, passeio organizado pelos Papaléguas, em que o sofrimento foram os pés com uns sapatos novos que adquiri para bike de estrada… pés “grossos” em sapatos “finos” é o que dá… lolll… vou-me dedicar até partir, a 2 ou 3 corridas… para manter o ritmo cardíaco…

A distância a percorrer, será de cerca de 817Km… repartidos por 8 etapas…. Sei que é bastante ambicioso… mas, se necessário serão adaptadas:
1 – St Jean Pied de Port – Pamplona – 66Km
2- Pamplona – Logronõ – 103Km
3 – Logroño – Burgos – 135Km
4 – Burgos – Calzadilla de la Cueza – 107Km
5 – Calzadilla de la Cueza – San Martin de Camiño – 105Km
6 – San Martin del Camiño – Villfranca del Bierzo – 105Km
7 – Villafranca del Bierzo – Portomarin – 97Km
8 – Portomarin – Santiago Compostela – 99Km
Este trajecto, segundo me informei tem 4 troços duros de ultrapassar. O primeiro, logo no primeiro dia, a subida aos Pirinéus… partindo de 160m de altitude, atingindo Leopeder a uma cota de 1.430m, superando um desnível de 1.270… numa extensão de 16Km.

O segundo troço, é a subida ao Alto del Perdón, começando em Pamplona… com um desnível de… 300m, com uma rampa final de 2km, no entanto, esta zona denomina-se de “difícil” porque normalmente é muito ventosa, chuvosa e bastante pedregosa.

Cruz de Ferro, é a terceira subida, começando nas cordilheiras dos Montes de León, um dos últimos redutos onde vive o lobo na Península Ibérica. A subida terá início, em Rabanal del Camiño, ganhando altitude desde a cota de 1.149m até a 1.507, sendo a sua ascensão bastante pronunciada. Aqui, a cota já supera a cota dos Pirinéus (1.430m).

O’Cebreiro… a quarta é a mítica subida a O’Cebrero, é uma povoação colocada a 1.300m de altitude, é considerada a porta de entrada à terra prometida do peregrino: Galiza. Subida dura. Aqui, poderemos optar por dormir no dia anterior numa das localidades que se encontrem ao pé da montanha, e atacar a subida pela “fresca”… 8km de subida para um desnível de 700 metros… muitos ficarão a fazer contas… mas isto comparado com a Gardunha até se faz “bem”… pois é… mas, meus amigos, iremos fazer os trilhos dos peregrinos que vão a pé… e muitos destes caminhos são utilizados pelo gado que vai para as pastagens… e são muito pedregosos… nalguns casos com escadas feitas em rochas ou por raízes…
Falei da Galiza… bem a Galiza é uma província montanhosa… poderá não haver mais subidas a destacar… mas é certo que será um trajecto de sobe e desce… o conhecido “parte-pernas”
Com estas altitudes, é fácil adivinhar que haverá bastantes descidas pronunciadas, perdendo por vezes mil metros em 12 kilómetros…
Muitos acham-me “doido” que não tenho idade para maluqueiras... para uns “um grande desafio” dispostos a abraçar um projecto parecido… e outros ainda, já me convidaram para fazer o “Via de la Plata” e o Caminho Português…

Através das consultas e dos relatos… sei que este “Camiño” marca muito a quem o fez… uns pela fé… pelo "sofrimento"… o encontrar-se a si próprio… pela “solidão”… a meditação… pela "extensão do caminho", outros pelo desafio (acho que me “encaixo” aqui)…

Contudo, decidi que também não queria saber "tudo, tudo", pois a descoberta faz de nós aventureiros e aprendemos com o desconhecido. Precisamos apenas de saber o essencial como a distância total a percorrer de acordo com os dias que se tem disponíveis e assim decidir de onde partir, horários de comboios em Portugal e em França, material a levar, e regresso...
Tenho a certeza que tudo correrá pelo melhor, assim sendo, além de mim, irão o Did, o PGuedes e o BMalheiro… companheiros com quem já pedalei algumas vezes… malta fixe que conheci, ou através do Projectobtt, ou na travessia Cabo da Roca – Alcains; Volta a Portugal em Btt e também na nossa Maratona Alcains-Gardunha…
Fiquem atentos aos relatos e às imensas fotos que prevejo tirar…

Abraço
Raptor

2 comentários:

Did disse...

Já estamos em contagem decrescente.

A aventura que se começou a desenhar à um ano atrás de repente está prestes a iniciar-se.

Os bilhetes de comboio já estão comprados desde ontem, o Pedro Guedes foi à gare do Oriente e comprou os 4.

Agora, é hora de fazer contas às gramas, de forma a levar o menor peso possível.

Nunca mais me vejo sentado no mítico "Sud-Express" que outrora levou o meu Pai a caminho de França para outras aventuras profissionais.

Depois da aventura Cabo da Roca - Alcains em 2008, este é o meu maior desafio BTTístico.

Mas na companhia de Grandes Amigos com quem já pedalei centenas de km´s estou certo de que alcancaremos o nosso destino!

carlos disse...

FORÇA VALENTÕES... OS PAPA-LÉGUAS ESTÃO CONVOSCO!!!