1 de novembro de 2009

HAKA Barrosã

Olá a todos,

este vídeo já há bastante tempo que existe, no entanto quando o revejo farto-me de rir! e hoje decidi pô-lo aqui para quem ainda não o viu...

Mas primeiro vou explicar, que o Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto para intimidação de tribos inimigas.

Antes da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, não sendo este necessariamente capitão da equipe. As palavras são utilizadas não só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrão é o mesmo utilizado no curso de toda a exibição, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.

Em Portugal também temos o HAKA BARROSÃ!!!!


Raptor

Sem comentários: