25 de maio de 2010

O Caminho Francês de Santiago em bicicleta de montanha. Jacobeo 2010 - Parte II

Esta quase aí, o inicio deste caminho... o Francês…
Neste momento, em que a data se aproxima a "passos LARGOS", após inúmeras listagens feitas, consultas de sites… blogues… intercâmbio de informações através de email’s com grande número de pessoas que já fizeram “El Camiño”, horários de comboio (Sud-Express)… confirmações… preços… equipamentos… documentos... o que pesa mais e o que pesa menos… adaptando tudo, inclusive “inventar” um meio de segurar tudo (eu levo alforges)… em que no último momento temos que decidir… e neste momento estamos 4 amigos… prontos (quase) para o que der e vier…
Os “treinos” de bike pararam… teve o culminar com a ida a Fátima, passeio organizado pelos Papaléguas, em que o sofrimento foram os pés com uns sapatos novos que adquiri para bike de estrada… pés “grossos” em sapatos “finos” é o que dá… lolll… vou-me dedicar até partir, a 2 ou 3 corridas… para manter o ritmo cardíaco…

A distância a percorrer, será de cerca de 817Km… repartidos por 8 etapas…. Sei que é bastante ambicioso… mas, se necessário serão adaptadas:
1 – St Jean Pied de Port – Pamplona – 66Km
2- Pamplona – Logronõ – 103Km
3 – Logroño – Burgos – 135Km
4 – Burgos – Calzadilla de la Cueza – 107Km
5 – Calzadilla de la Cueza – San Martin de Camiño – 105Km
6 – San Martin del Camiño – Villfranca del Bierzo – 105Km
7 – Villafranca del Bierzo – Portomarin – 97Km
8 – Portomarin – Santiago Compostela – 99Km
Este trajecto, segundo me informei tem 4 troços duros de ultrapassar. O primeiro, logo no primeiro dia, a subida aos Pirinéus… partindo de 160m de altitude, atingindo Leopeder a uma cota de 1.430m, superando um desnível de 1.270… numa extensão de 16Km.

O segundo troço, é a subida ao Alto del Perdón, começando em Pamplona… com um desnível de… 300m, com uma rampa final de 2km, no entanto, esta zona denomina-se de “difícil” porque normalmente é muito ventosa, chuvosa e bastante pedregosa.

Cruz de Ferro, é a terceira subida, começando nas cordilheiras dos Montes de León, um dos últimos redutos onde vive o lobo na Península Ibérica. A subida terá início, em Rabanal del Camiño, ganhando altitude desde a cota de 1.149m até a 1.507, sendo a sua ascensão bastante pronunciada. Aqui, a cota já supera a cota dos Pirinéus (1.430m).

O’Cebreiro… a quarta é a mítica subida a O’Cebrero, é uma povoação colocada a 1.300m de altitude, é considerada a porta de entrada à terra prometida do peregrino: Galiza. Subida dura. Aqui, poderemos optar por dormir no dia anterior numa das localidades que se encontrem ao pé da montanha, e atacar a subida pela “fresca”… 8km de subida para um desnível de 700 metros… muitos ficarão a fazer contas… mas isto comparado com a Gardunha até se faz “bem”… pois é… mas, meus amigos, iremos fazer os trilhos dos peregrinos que vão a pé… e muitos destes caminhos são utilizados pelo gado que vai para as pastagens… e são muito pedregosos… nalguns casos com escadas feitas em rochas ou por raízes…
Falei da Galiza… bem a Galiza é uma província montanhosa… poderá não haver mais subidas a destacar… mas é certo que será um trajecto de sobe e desce… o conhecido “parte-pernas”
Com estas altitudes, é fácil adivinhar que haverá bastantes descidas pronunciadas, perdendo por vezes mil metros em 12 kilómetros…
Muitos acham-me “doido” que não tenho idade para maluqueiras... para uns “um grande desafio” dispostos a abraçar um projecto parecido… e outros ainda, já me convidaram para fazer o “Via de la Plata” e o Caminho Português…

Através das consultas e dos relatos… sei que este “Camiño” marca muito a quem o fez… uns pela fé… pelo "sofrimento"… o encontrar-se a si próprio… pela “solidão”… a meditação… pela "extensão do caminho", outros pelo desafio (acho que me “encaixo” aqui)…

Contudo, decidi que também não queria saber "tudo, tudo", pois a descoberta faz de nós aventureiros e aprendemos com o desconhecido. Precisamos apenas de saber o essencial como a distância total a percorrer de acordo com os dias que se tem disponíveis e assim decidir de onde partir, horários de comboios em Portugal e em França, material a levar, e regresso...
Tenho a certeza que tudo correrá pelo melhor, assim sendo, além de mim, irão o Did, o PGuedes e o BMalheiro… companheiros com quem já pedalei algumas vezes… malta fixe que conheci, ou através do Projectobtt, ou na travessia Cabo da Roca – Alcains; Volta a Portugal em Btt e também na nossa Maratona Alcains-Gardunha…
Fiquem atentos aos relatos e às imensas fotos que prevejo tirar…

Abraço
Raptor

24 de maio de 2010

Alcains - Fátima em Bicicleta de Estrada

Este Domingo, dia 23, como o Companheiro Raptor já aqui disse os Papa-Léguas foram a Fátima em Peregrinação/Passeio. Para o efeito utilizaram bicicletas de estrada. Com um grupo bem constituído e bem animado de 20 elementos lá fomos rolando por essas estradas fora.
Saímos de Alcains pelas 6h15m e chegámos aos Parques do Santuário de Fátima pelas 14h25m. Com um total de 8h10m, com 6h59m de marcha.
  Uma experiência a repetir para o próximo ano sem dúvida pois todos adoraram!!!
Aqui os 19 magníficos à partida de Alcains, pelas 6h15m
Aqui os 20 magníficos à chegada
E porque por detrás de uma grande equipa há Sempre uns Grandes Companheiros, Amigos, Apoiantes... Não podia de deixar aqui o nosso Especial Bem-haja aos Amigos João Barata e Tó Raposo que foram impecáveis no apoio que nos fizeram. Sem eles, muitos de nós não teriam provavelmente conseguido cumprir esta aventura, ou pelo menos, não com tanta Alegria. Obrigado Rapazes e Obrigado também à Empresa Barata&Irmãos que cedeu a carrinha para o apoio logístico...

Clica no link abaixo para veres as fotos:

A seguir, ficam as fotos tiradas pelos amigos, João Barata, António Raposo e algumas pelo Raptor... desde a partida, durante o percurso e já em Fátima...

Alcains-Fátima | 23MAI10

Olá a todos,
enquanto as fotos estão a ser preparadas para serem aqui colocadas, antecipo desde já o perfil da "etapa" e respectiva localização no mapa de Portugal.

Desde já quero agradecer a todos, pelo meu baptismo de bicicleta de estrada, o que só foi possível pela generosidade do grande amigo João Barata...

Abraço
Raptor

18 de maio de 2010

Ainda sobre a Maratona e o passado Domingo

 Uma brincadeirinha do "nosso" Aníbal, sobre o "nosso" Olegário,na IV Maratona de Btt Alcains-Gardunha:
E aqui uma foto do passado Domingo, da malta que foi andar deBtt cá por Alcains:
Todos lindos hein? Como o campo e as flores que os rodeiam...

17 de maio de 2010

FIM DE SEMANA EM CHEIO

Agora que finalmente a Primavera parece estar a chegar, os Papa-Léguas tornam-se ainda mais activos.
Este fim de semana já foi repleto de actividades:
No Sábado de tarde organizámos um passeio pedestre, a convite da Fábrica Lusitana e da Junta de Freguesia de Alcains, no âmbito da Romaria de Santa Apolónia.
Em simultâneo, outro grupo de Papaléguas dava o seu habitual passeio de Btt de Sábado á tarde:
Ainda no Sábado, em parceria com a AG Bikes de Castelo Branco e com os Turbolentos dos Escalos de Cima, participámos nas 24h em Btt de Castelo Branco. Conseguimos o 1º lugar destacados em equipas de 6 elementos. Parabéns ao 6 pela Magnífica Prestação!!! O Nosso Bem-Haja!!!
No dia seguinte - Domingo, foi a vez de eu (Carlos Gonçalves) e do nosso Badocha participarmos na Meia-Maratona do Paúl. 40 kms muito belos, pelas Ribeiras do Paúl e pela linda encosta da Serra da Estrela que cumprimos em menos de 3h...
No próximo Domingo - dia 23 é dia de irmos de bicicleta de estrada até ao Santuário de Fátima e no dia 30 iremos até Cilleros participar na "Marcha de Btt" organizada por "Nuestros Hermanos"..

10 de maio de 2010

PASSEIO PEDESTRE "SANTA APOLÓNIA"

No próximo Sábado, dia 15 de Maio, no âmbito das Festas em honra da Santa Apolónia, a Associação foi convidada a organizar um passeio pedestre. e agora vem por este meio informar e convidar todos a participar no mesmo. A partida será do Santo António às 15h, o passeio terá cerca de 9 kms de extensão e no final será servido um pequeno lanche no recinto da Festa, oferecido pela Fábrica Lusitana.
O passeio é grátis mas carece de inscrição, por forma a que a organização tenha conhecimento antecipado do número de participantes, por forma a garantir-lhes as quantidades necessárias e adequadas no que se refere ao abastecimento e ao lanche.
As inscrições podem ser feitas directamente nos locais habituais, na própria fábrica Lusitana, através do e-mail da Associação papaleguasalcains@gmail.com ou pelos telemóveis 966 417 537 (Marco Anes) ou 967 684 585 (Carlos Gonçalves).
Vem participar!!!

3 de maio de 2010

Ainda sobre a Maratona de BTT Alcains-Gardunha

Mais umas fotos da Maratona de Btt.

Estas tiradas pelo Nelson, que estava no abastecimento de Alpedrinha (onde só passou malta da Maratona dos 80 kms).

Alpedrinha
Como podem ver nas fotos, que foram tiradas após uma subida complicada, a malta, embora cansada, chegava com boa disposição para encarar a serra que se aproximava...